CultivEduca

Dados

Metodologia geral do CultivEduca

Organização dos dados no CultivEduca

Os dados do CultivEduca são organizados em perfis. Um perfil é composto por um conjunto de informações gerais (nome, número de docentes, percentual por sexo, cor, raça, idade, etc) e informações específicas sobre a formação (inicial, continuada, pós graduação, área e ano da última formação). Os perfis possuem ligações com outros perfis, o que permite ao pesquisador refinar sua busca de acordo com suas necessidades.

As informações disponibilizadas pelo CultivEduca (2.3.151130) são:

Os perfís disponíveis no CultivEduca são:

Por Local

Por Dependência Administrativa

Por Nível

Criação de um Perfil no CultivEduca

No CultivEduca um perfil é um conjunto de docentes únicos (de acordo com o código do INEP_ID, uma espécie de CPF do docente). É considerado docente apenas quem preencheu “Docente” no campo “Função que exerce” no formulário do Censo Escolar. A seleção dos docentes e o tratamento dos dados do perfil é feito por um algoritmo patenteado desenvolvido com o intuito de unir dados tornando-os claros e similares à realidade.

Os perfis são organizados de forma hierárquica, da mesma forma com que podemos dizer que uma turma faz parte de uma escola e de uma etapa de ensino, esta escola faz parte de uma cidade e de uma rede de ensino (dependência administrativa), esta cidade faz parte de um Estado e o Estado faz parte do Brasil.

Metodologia de obtenção dos dados

Número de Docentes

Consiste na contagem de docentes únicos, identificados através do ID-INEP, um identificador único do docente, como um CPF.

Turmas por Docente

A média de turmas por docente é calculada a partir do número de turmas em que cada docente (por ID-INEP) aparece no Censo Escolar.

Para criar um índice mais realista, a obtenção deste valor vai além do perfil, por exemplo, se um docente A dá aula em 3 turmas na escola X e em 2 turmas na escola Y, ao criar o perfil de qualquer escola onde o docente lecione, serão consideradas 5 turmas.

Docentes por Gênero

Dentre os docentes únicos (por ID-INEP) presentes no perfil, estes são divididos em Masculino (se TP_SEXO=M) e Feminino (se TP_SEXO=F).

Docentes por Zona

Dentre os docentes únicos (por ID-INEP) presentes no perfil, são analisadas todas as respostas feitas pelo docente no escopo do perfil, sendo possíveis as seguintes situações: Urbana (apenas ID_LOCALIZACAO=1), Rural (apenas ID_LOCALIZACAO=2), ou ambas caso o docente trabalhe em escolas de zonas diferentes dentro do mesmo perfil. Caso haja intersecção entre as zonas, este número é informado junto ao gráfico.

Docentes por Idade

Dentre os docentes únicos (por ID-INEP) presentes no perfil, é capturada a informação do campo NUM_IDADE, conforme disponibilizado pelo INEP, calculado com base no ano de nascimento do docente. O gráfico disponível na Plataforma CultivEduca separa os docentes por faixa de idade (10 em 10 anos), exibe a idade mínima, máxima, média e moda baseada nos dados coletados.

Docentes por Idade - Detalhado

Dentre os docentes únicos (por ID-INEP) presentes no perfil, é capturada a informação do campo NUM_IDADE, conforme disponibilizado pelo INEP, calculado com base no ano de nascimento do docente. Os docentes são contabilizados e agrupados por idade.

Cor/Raça Declaração e Específica

Dentre os docentes únicos (por ID-INEP), é capturado o campo TP_COR_RACA. O primeiro gráfico (Declaração) consiste na contagem de docentes com TP_COR_RACA = 0 (Não declarado) e TP_COR_RACA ≠ 0 (declarado). O segundo gráfico (Específico), separa os docentes pela cor/raça informada onde TP_COR_RACA > 0.

Pessoas com Deficiências Declaração e Específica

Dentre os docentes únicos (por ID-INEP), é capturado o campo ID_POSSUI_NEC_ESPECIAL. O gráfico de declaração separa os docentes em Sim (ID_POSSUI_NEC_ESPECIAL = 1) e Não (ID_POSSUI_NEC_ESPECIAL ≠ 1). A informação de Deficiência Específica é obtida a partir dos campos ID_CEGUEIRA, ID_BAIXA_VISAO, ID_SURDEZ, ID_DEF_AUDITIVA, ID_SURDOCEGUEIRA, ID_DEF_FISICA, ID_DEF_INTELECTUAL e ID_DEF_MULTIPLA. Internamente, o CultivEduca une todos os campos em um único número, de 0 a 16, pois nos testes realizados não foram detectados docentes com mais de um tipo de deficiência cadastrada.

Formação dos Docentes: Inicial e Pós-Graduação

Dentre os docentes únicos (por ID-INEP), é capturado o campo FK_COD_ESCOLARIDADE, que varia de 1 a 6, sendo 1 (fundamental incompleto), 2 (fundamental completo), 3 (médio normal/magistério), 4 (médio normal/magistério indígena), 5 (ensino médio) e 6 (superior completo).

Após a captura deste dado, é feita a inferência que transforma 6 em (superior incompleto) e cria os códigos 7 (superior completo) caso NU_ANO_CONCLUSAO_x seja informado, 8 (especialização) se ID_ESPECIALIZACAO = 1, 9 (mestrado) se ID_MESTRADO = 1 e 10 (doutorado) caso ID_DOUTORADO = 1.

Nos dados referentes aos anos de 2009 e 2010, devido a falta do campo que informa se o curso foi concluído, todos os docentes que possuem FK_COD_ESCOLARIDADE = 6 são considerados como superior completo.

O gráfico de formação inicial possui a contagem para 1 (fundamental incompleto), 2 (fundamental completo), 3 (médio normal/magistério), 4 (médio normal/magistério indígena), 5 (ensino médio), 6 (superior incompleto) e considera 7+8+9+10 (superior completo).

O gráfico de pós graduação possui a contagem para 7 (Nenhuma), 8 (especialização), 9 (mestrado) e 10 (doutorado).

Formação Continuada

Para que um curso de Formação Continuada seja considerado, de acordo com os critérios estabelecidos no Censo Escolar, é necessária duração mínima de 80 horas/aula. Este requisito (80 horas) surgiu no EducaCenso de 2011.

Dentre os docentes únicos (por ID-INEP), são capturados os campos relativos às formações continuadas, sendo adicionadas novas temáticas de cursos a cada ano.

O CultivEduca possui dois gráficos referentes a formação continuada. O primeiro divide os docentes em 3 estados: Nenhuma (não possui formação continuada), Outras (apenas com o campo ID_ESPECIFICO_OUTROS) que consiste em cursos não mapeados e Específica (possui formação continuada mapeada e tem seus dados contabilizados no segundo gráfico). O gráfico sobre Formação Continuada Específica contabiliza os docentes que possuem pelo menos uma das Formações Continuadas Específicas mapeadas pelo Censo Escolar. No ano de 2014 estas são: Creche, Pré-Escola, EF Anos Iniciais, EF Anos Finais, Ens. Médio, EJA, Necessidades Especiais, Ed. Indígena, Ed. Campo, Ed. Ambiental, Direitos Humanos, Diversidade Sexual, Dir. da Criança e Adolescente e Cultura Afro-brasileira.

Formação Superior e Disciplina lecionada

O CultivEduca implementa uma metodologia semelhante à proposta pelo INEP na nota técnica 020/2014 (indicador de adequação da formação do docente na educação básica), que categoriza os docentes de acordo com o esforço necessário para adequar a formação, do esforço 1 (docente já possui licenciatura na disciplina que leciona) até esforço 5 (não possui ensino superior).

É calculado um valor em percentual entre 0 e 100 de acordo com a seguinte fórmula: soma((esforço-1)*25*n)/soma(n), onde n é o número de docentes de cada categoria de esforço.

Composição do Perfil

A Composição do Perfil contém links para sub-perfis que permitem refinar o acesso aos dados